quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Momento Estudo de Geografia!!

terça-feira, 23 de novembro de 2010


Momento de Estudo de Geografia

Leia os textos abaixo com bastante atenção. Reflita sobre seu conteúdo. Faça um ESQUEMA ou RESUMO a partir dessa leitura.

BRASIL: FRUTICULTURA IRRIGADA MUDA A CARA DO SERTÃO
De um lado, a vegetação seca da caatinga. De outro, mangueiras repletas de frutas e grandes cachos de uvas. A zona semiárida inserida no nordeste brasileiro é mesmo assim, um jogo de loteria com a própria natureza. Mas, em pleno sertão nordestino, quem define a sorte é o Rio São Francisco - um oásis que tem um volume de água superior ao do Nilo e se situa na parte mais ocidental do continente sul americano. Mas, quem olhasse essa região há pouco mais de 30 anos, nunca imaginaria a transformação que ocorreria ali.
A abundância de água nem sempre foi bem aproveitada plenamente. Atualmente, a região do Vale do São Francisco tem terras férteis graças à inserção de projetos que utilizam as águas do Rio São Francisco no processo de fruticultura irrigada. O clima seco, o alto índice de insolação durante a maior parte do ano - fundamental para a prevenção de pestes e fungos - e água de boa qualidade representam algumas características essenciais para a fruticultura.
Fonte: www. todafruta.com.br
Acesso em: 12/11/2010

CLIMA E VEGETAÇÃO


(...)
A cobertura vegetal nativa de uma determinada região está diretamente ligada às características do clima que abrange o espaço. Dessa forma, algumas espécies vegetais conseguem desenvolver positivamente em condições climáticas de característica úmida, ao contrário de outras que se adaptam a condições mais secas.
Onde há ocorrência de clima árido e semiárido as plantas apresentam espinhos no lugar de folhas, como as espécies de cactáceas. Isso ocorre para diminuir a perda de umidade que acontece com o processo de evapotranspiração, dessa forma, a água fica armazenada mais tempo no interior do vegetal.
(...)

Além de contribuir na composição climática, a vegetação contribui diretamente no solo, fertilizando-o com matéria orgânica derivada de folhas, galhos, frutos que caem e passam pelo processo de decomposição transformando-se em nutrientes, sem contar que as raízes das plantas impedem o desenvolvimento de erosões.

Existe uma enorme variedade de vegetação no Brasil. O clima, a altitude, o solo e a quantidade de chuvas de um lugar é que determinam o tipo de espécie que se adapta melhor naquele terreno.
A vegetação pode ser bem diversificada: árvores altas, médias e baixas, ou gramíneas (gramas/ pastagens).

terça-feira, 23 de novembro de 2010


Não se esqueça de ESTUDAR também: o mapa das divisões regionais do Brasil, aspectos da natureza - clima, vegetação, relevo e rios (apostila III) e modificações da paisagem - a urbanização.





Nenhum comentário:

Postar um comentário